Tarefas do dia a dia que as crianças podem – e devem – fazer

Pequenas ações podem ajudar a dar noções de responsabilidade e cooperação

Certa vez aprendi uma lição poderosa sobre dividir tarefas com o Vinícius, meu filho: nunca, em hipótese alguma, fazer por ele o que ele pode fazer sozinho. Isso vai desde se vestir, amarrar o cadarço do tênis ou até completar alguma tarefa que ele já tenha começado.

Aqui em casa as tarefas do dia a dia são bem divididas entre o Rodrigo e eu, só que ultimamente o Vinícius tem pedido para ajudar em algumas coisas e, até por iniciativa própria, começou a fazer algumas coisas sozinho.

Vinícius está levando MUITO a sério esse negócio de limpar seu quarto 😍

Uma publicação compartilhada por Samanta Vicentini (@savicentini) em

Eu acho maravilhoso que ele tenha esse senso de cooperação e, aos poucos, vou dando outras tarefas, como separar o lixo e levar pra fora no dia de coleta, secar e guardar a louça depois que eu lavo, dobrar as roupas e guardar depois de lavadas, passar pano e aspirador no quarto dele, essas coisas simples, mas que são muito importantes para que ele sempre cuide bem de suas coisas e, é claro, conserve tudo limpinho.

Andei pesquisando sobre tarefas básicas que as crianças podem fazer em casa e montei um guia para auxiliar os pais que têm dúvidas sobre como orientar os pequenos.

É óbvio que criança tem que “criançar”, ou seja: brincar, se divertir, ser feliz e amada. Porém, ela pode fazer tudo isso e também aprender a ter pequenas responsabilidades com a casa, de modo que não interfira em sua “rotina de criança”.

Aqui em casa, o Vinícius tem uma rotina mais ou menos assim:

06h20: acorda, escova os dentes, arruma o dia no calendário e alimenta o Laranjinha (a calopsita dele) – ele acorda sozinho, com o despertador que coloca no celular
06h40: ele já está vestido com o uniforme (que organizou no dia anterior) e a mochila da escola já está pronta também
06h45: ele prepara o café da manhã dele (sob supervisão, sempre)
07h00: está pronto para ir para a escola
12h30: chega da escola, tira o uniforme, toma banho e almoça

Deixo que ele descanse um pouco, assistindo desenho ou filme, brincando ou jogando. Depois, ficamos cerca de uma hora estudando a matéria do dia da escola e fazendo o dever de casa. Durante o restante do dia, o deixo à vontade para brincar. Se está em semana de provas ou com alguma nota baixa em matéria, ficamos mais tempo estudando.

Quando lavo louça ele já vem sozinho se oferecer para secar e guardar, não peço. As roupas que são lavadas eu dobro (ou ele me ajuda a dobrar) e deixo as dele separadas, ele pega e guarda nas gavetas certas.

É óbvio que nem todo dia as coisas acontecem programadinhas assim, mas eu acredito na importância de ele se sentir fazendo parte do dia a dia da casa. Ele brinca e se diverte muito, mas na hora da responsabilidade, ele sabe o seu papel. E todo mundo sai ganhando! ♥

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥