Receita: como fazer pão caseiro

Hoje eu acordei um pouco mais inspirada. Acredito que o friozinho e  chuva leve que andam pelo Rio de Janeiro me fazem sentir mais em casa do que normalmente sinto e matam um pouquinho da saudade que sinto da cidade cinza mais linda do mundo. ♥

Enquanto todos dormiam,  fui correndo preparar uma deliciosa receita de pão caseiro. Como sabia que ia demorar um pouquinho, fiz metade do processo, levei o Vini pra escola e quando voltei, já estava quase tudo pronto. Desnecessário dizer que o Rodrigo despertou com cheirinho de pão quente e fresco tomando conta da casa.

Essa receita de pão caseiro é muito simples e rende muuuito! Aqui em casa fiz a versão tradicional, mas você pode rechear com o que quiser: bacon, calabresa, presunto, queijo, frango… o que a sua imaginação (ou o seu paladar) mandar.

Ingredientes:

– 2 copos e ½ de água morna

– 2 colheres de sopa de açúcar

– 1 colher de sal

– 1 ovo

– 1 copo de óleo

– 1 kg de farinha de trigo (separe um pouco a mais para dar o ponto correto)

– 50 gr de fermento biológico (fermento de padaria)

Modo de preparo:

– Misture o fermento biológico com a água morna e leve ao liquidificador com o açúcar, o óleo, o sal e o ovo.Deixe bater por alguns minutos.

– Coloque essa mistura em uma tigela grande e acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando com as mãos até a massa desgrudar completamente dos dedos.

– Deixe crescer por 1 hora.

– Divida a massa em partes, enrole os pães e deixe crescer por mais 40 minutos. Nota: se quiser rechear os pães, faça nesta etapa.

– Leve ao forno em fogo médio, em forma untada, por aproximadamente 25 minutos.

receita-de-pão-caseiro
O meu ficou assim! 🙂

E aí? Gostou da receita? Me conta depois como ficou o seu! 😉

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *