Receita: brownie de chocolate com Nutella

Há muito tempo eu queria aprender a fazer brownie de chocolate, mas sabia que seria uma tarefa dificílima porque o meu referencial era o #BrownieDaAna, que eu chamo carinhosamente de Felicidade Comestível, feito pela minha amiga Ana Sama. Quando morava em São Paulo, não raramente encomendava minhas fornadinhas de chocolate com banana, canela e Nutella, mas morando no Rio de Janeiro, por questões de logística, ficou difícil.

Dia desses a lombriga apertou. “E agora?” – pensei. Decidi me arriscar. Passei o dia caçando receitas e fui pra cozinha.

Confesso que o resultado ficou bem melhor do que eu esperava mas não chegou aos pés da Felicidade Comestível, que eu tanto adoro. Fazer brownie de chocolate acabou se tornando uma tarefa divertida aqui em casa porque há tempos o Vini pede para me ajudar nas receitas e como essa receita é muito fácil, ele pôde participar de todo o processo. ♥

Ingredientes:

– 180 gr de chocolate meio amargo

– 120 gr de manteiga

– ½ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar

– ½ xícara de farinha de trigo

– 3 colheres de sopa de chocolate em pó

– 3 ovos

– 1 colher de chá de essência de avelã (pode ser de bauniha se você não encontrar)

– 3 colheres de sopa generosas de Nutella

Modo de preparo:

– Pré-aqueça o forno a 180º

– Derreta o chocolate e a manteiga juntos. Se não tiver microondas em casa (como é o meu caso), derreta em banho maria, sempre com cuidado para a água não cair e nem pingar na mistura.

– Depois de derretido, acrescente os ovos levemente batidos e o açúcar à mistura e mexa bem.

– Coloque o chocolate, a essência e a farinha. Misture bastante. Não precisa levar à batedeira, pode mexer na mão mesmo, é uma massa leve.

– Forre a sua forma com papel manteiga ou papel alumínio, isso vai ajudar a retirar o brownie depois de assado.

– Despeje a massa com cuidado na forma e espalhe a Nutella por cima, como preferir.

– Coloque para assar em forno com temperatura baixa (150º a 180º, no máximo) por cerca de 30 minutos, vai depender do seu forno.

Atenção: o ponto ideal do brownie não é igual ao de bolo, portanto quando chegar aos 30 minutos, faça o teste do palitinho. Aqui ele vai voltar com uns pedacinhos e a parte de cima parece que está quebrando. Este é o ponto ideal! \o/

– Retire do forno e delicie-se.

fazer-brownie-de-chocolate

 

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *