Programando as férias: como tirar passaporte

Férias em família é sinônimo de planejamento. Vamos aprender a fazer?

Muitas pessoas querem programar viagens de férias mas não sabem muito bem por onde começar. Se a sua ideia é sair do Brasil, mas não decidiu exatamente para onde ir, a minha sugestão é começar pelo passaporte.

Se você não faz a menor ideia de como tirar passaporte, fique tranquilo. A melhor parte é que o processo é simples e mais fácil do que muita gente pensa.

E você, já tem o seu?

Como tirar passaporte

O primeiro passo é verificar os documentos necessários para emissão do passaporte – clique aqui

Com os documentos em mãos, preencha o formulário para solicitação da GRU (Guia de Recolhimento da União) – clique aqui.

Atenção: você só poderá realizar o agendamento eletrônico para tirar o passaporte após pagar a GRU, no valor de R$ 257,25.

Depois de pagar a GRU, é só fazer o agendamento da sua visita a um posto da Policia Federal – clique aqui.

Importante: esteja no dia e horário marcados no posto de atendimento da Policia Federal que você escolher. Leve todos os documentos necessários e não se preocupe com a foto, é tirada na hora. O atendimento é rápido e eles realmente cumprem os horários estabelecidos. Para conferir a lista de postos de atendimento, clique aqui.

Depois, é só aguardar. No atendimento, eles informam o dia correto para retirada do passaporte, mas ele pode ficar pronto antes, por isso fique de olho no seu e-mail, porque assim que o seu passaporte for emitido, você será comunicado.

O prazo de emissão do passaporte varia de estado para estado e você também pode consultar o andamento da sua solicitação pelo site. A Casa da Moeda emite o passaporte em seis dias úteis, em média.

Atenção: se o local de destino necessita de visto, você só conseguira agendar o visto com o passaporte em mãos. Por isso, programe-se para não perder a viagem por falta de documentos, ok? 

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥