Montando a casa – O que comprar primeiro?

Depois de decidir se vai comprar ou alugar um imóvel, agora está na hora de planejar o que comprar primeiro. Pensando nisso, elaborei um guia que pode te ajudar nesse momento.

Muitas pessoas não dispõem de um orçamento generoso nessa etapa, então existem três itens que são os mais básicos de todos para sobrevivência: cama, fogão e geladeira:

  • Cama: Chegar em casa após um dia estressante de trabalho pede que o lugar de descanso seja efetivamente confortável. Então, por isso, devemos tomar muito cuidado na escolha da cama. O colchão deve ser completamente do seu agrado, pois, do contrário, pode resultar em dores no corpo e até alguns problemas de saúde a longo prazo. Não tenha vergonha de sentar e deitar na cama na hora de escolhê-la, pois é a única forma de ter certeza que a tecnologia empregada no colchão realmente será útil a você. Outro ponto a ser observado, é a base da cama. Existem as camas box tradicionais e modelos com um baú. O valor da cama baú é um pouco mais elevado, porém você ganhará na praticidade em guardar roupas de cama e travesseiros.
cama-quebrada
Conforto em primeiro lugar!
  • Fogão: O fogão é um dos muitos itens que devem ser escolhidos de acordo com as reais necessidades dos moradores da casa. É necessário observar o tamanho do local onde entrará o produto, para não correr o risco de adquirir algo maior que o espaço; a quantidade de bocas do fogão, pensando sempre na sua rotina diária e em quantas bocas serão exigidas; a potência do forno, no caso de haver o costume de preparar pratos que exijam mais dessa função; a altura do fogão – pode parecer besteira, mas para quem vai ficar em pé cozinhando, é essencial que a altura do produto seja compatível com a sua.
Nem pense nisso.
Nem pense nisso.
  • Geladeira: Mais uma vez devemos ter em mente a quantidade de pessoas na casa. É isso que definirá a necessidade de uma geladeira maior ou menor, com ou sem freezer, de maior ou menor potência, etc. O espaço reservado para ela também deve ser verificado com cuidado e uma dica interessante é optar por algum modelo que tenha o selo PROCEL, o que garantirá que o consumo seja menor. O valor da compra será um pouco maior, mas a cada final de mês você terá a compensação desse investimento na conta de luz.
Faz gelo que é uma beleza!
Faz gelo que é uma beleza!

Vamos partir agora para itens secundários. Também muito importantes no dia a dia de um lar, sem dúvida, mas que podem perfeitamente esperar as contas entrarem em ordem para serem adquiridos.

  • Máquina de lavar: Muitos podem considerá-la item essencial, mas não a classifiquei dessa forma pois várias residências tem tanque, o que é uma opção a mais para lavar a roupa. Isso sem falar nas pessoas que preferem levar suas roupas à lavanderias. A máquina de lavar é mais um item que deve respeitar a regra do espaço destinado a ela e a quantidade de pessoas na casa. Assim saberemos o montante de roupas que é tradicionalmente lavado e poderemos escolher a capacidade correta da máquina. Esse é mais um caso de produto que leva o selo PROCEL de economia de energia.
Essa saiu andando pela área de serviço e nunca mais voltou
Essa saiu andando pela área de serviço e nunca mais voltou
  • Televisão: Quantos cômodos receberão uma televisão de início? Apenas a sala? Sala e quarto? Se a casa tiver mais de um quarto, terá televisores em todos eles? Definido isso, escolha uma televisão que se adeque perfeitamente ao tamanho do cômodo. Um aparelho muito grande em um cômodo de tamanho reduzido não é o ideal, pois você não aproveitará plenamente a experiência de assistir a televisão. Outro aspecto que deve ser observado são os recursos, que vão desde wi-fi até a função futebol. Verifique cuidadosamente quais se encaixam às suas necessidades e, somente depois disso, finalize a compra.
Prontos para ver a Copa do Mundo!
Prontos para ver a Copa do Mundo!
  • Chuveiro elétrico: Nem todas as pessoas fazem questão de água quente (meu caso), mas sempre há a possibilidade de recebermos visitas e vamos querer oferecer certo conforto. Afinal, quem deixaria a mãe tomar um banho gelado durante o inverno? Isso não se faz…

Algumas residências já vem equipadas com chuveiro elétrico, mas isso não é regra. Antes de comprá-lo, verifique a potência da água que sai do cano. Caso a potência não seja grande, de nada adiantará comprar um chuveiro com uma ducha forte ou com vários pontos de saída de água. Você apenas irá gastar mais dinheiro do que o necessário e a água sairá como um conta-gotas.

Tecnologia a favor do bem-estar
Tecnologia a favor do conforto

Aproveito para fazer uma observação: verifique com antecedência quais são os serviços de internet que atendem a sua região e entre em contato. Por mais que haja cobertura do serviço, as empresas podem alegar inviabilidade técnica, o que fará com que não seja possível instalar o serviço.

E você, já escolheu o que comprar primeiro? Conta pra gente!

Comentários

Comentários

Escrito por Rodrigo Rebelo

Carioca, marido, pai, boleiro e, sempre que possível, presente nos tatames de jiu-jitsu. Além de marketar há alguns anos, também lavo, passo, mas não cozinho - prefiro evitar que a cozinha exploda. Apaixonado e dedicado em sempre arrancar um sorriso daqueles que amo.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *