Escolhendo os melhores tipos de pão

Independente de quais sejam os tipos de pão, uma coisa é certa: eu sou viciado nesse singelo alimento. Não consigo começar o dia sem comer um pão com manteiga ou requeijão, independente da hora que eu acorde – isso quer dizer que mesmo em domingos que me permito acordar perto do meio-dia, não parto direto para o almoço. Tenho que comer um pãozinho, senão o dia fica incompleto.

Mas é claro que deve haver um controle, porque se entupir de pão não é das coisas mais saudáveis que alguém possa vir a fazer. Por mais que goste muito, me policio para não exagerar e restrinjo o seu consumo ao café da manhã e eventuais lanches no fim da tarde.

O pão francês (ou pão de sal) é o preferido dos brasileiros e consumi-lo na primeira refeição do dia é muito saudável, já que ele é rico em carboidratos e proteínas, ao mesmo tempo que seu índice glicêmico é alto, então não é recomendado que seja ingerido antes de exercícios ou próximo da hora de dormir.

Mas existe uma infinidade de tipos de pão no mercado e vou falar sobre alguns que são recomendados para quem quer cuidar melhor da saúde:

Pão Integral

Pão integral
Pão integral

A grande diferença do pão integral para o pão branco, além da sua coloração mais escura, é o fato de não ser feito com farinha de trigo refinada. Isso faz com que ele permaneça com a casca do trigo e mantenha maiores quantidades de vitaminas, minerais e fibras cereais, que ajudam a regular o intestino e controlar o colesterol ruim. Ele é indicado para pessoas que tenham diabetes, pois as suas fibras desaceleram a absorção de glicemia (açúcar) pelo organismo.

Pão light

Qualquer pão pode ser light
Qualquer pão pode ser light

Entre todos os tipos de pão, esse é o mais controverso. Ele é muito indicado pela tia-do-amigo-do-primo-do-vizinho para fazer aquela dieta milagrosa onde você vai perder 7kg em 7 dias, mas é preciso tomar cuidado. A única diferença dele, é o fato de haver uma redução de 25% de calorias em relação à versão “convencional” daquele pão. É, sem dúvidas, saboroso e vale a pena gastar um pouco a mais nele, mas não espere milagres somente por incluí-lo na sua rotina.

Pão de linhaça

Pão de linhaça
Pão de linhaça

Esse é um dos pães mais saudáveis que existe, já que a linhaça é rica em fibras e gorduras boas insaturadas, como o ômega 3 e 6, importantes antioxidantes e renovadores musculares. Por esse motivo, ele é indicado para as pessoas que praticam esportes com frequência, já que a linhaça ajuda a acelerar o metabolismo, melhora o índice nutricional da alimentação e recupera a fadiga muscular, garantindo maior vitalidade corpórea e aumento de energia.

Pão de milho

Entre todos os tipos de pão, esse é o mais indicado para as pessoas que sofrem de intolerância a glúten (doença celíaca), já que ele não leva trigo em sua receita, nem contém quaisquer outros grãos que possuam a proteína. O pão de milho é rico em fibras e minerais, como o fósforo, ferro, potássio, zinco e vitaminas do complexo B.

Pão de milho
Pão de milho

Pão de aveia

Esse é um pão que possui magnésio, zinco, cobre e proteínas e é altamente indicado às pessoas que tem problemas no controle da glicemia ou que são hipercolesterolêmicos, pois a aveia, rica em fibras solúveis (principalmente a beta-glucana), retarda a absorção de glicose e colesterol. Também é indicado, assim como o pão integral, que seja ingerido antes de atividades físicas intensas e demoradas, já que as fibras ajudam a controlar o índice glicêmico.

Pão de aveia
Pão de aveia

Pão sírio

Uma das opções mais recomendadas a quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas. Isso porque, mesmo sendo feito com trigo, sua média de calorias é de 139, enquanto no pão branco é de 140. E a gordura fica em torno de 1g no pão sírio e 1,98g no pão branco. Por outro lado, seu número de carboidratos é maior (33mg x 25,33mg), portanto evite comê-lo antes de dormir.

Pão sírio
Pão sírio

Pão de centeio

Esse é um dos melhores tipos de pão existentes no mercado. Contém menos gorduras e proteínas, o que o torna uma ótima opção para quem não quer mais consumir o tradicional pão branco ou quer reduzir a quantidade de gorduras ingeridas. Além disso, o pão de centeio possui as mesmas fibras que o pão integral, que ajudam o processo digestivo do nosso organismo. O lado negativo é que possui mais carboidratos que os demais tipos de pão.

Pão de centeio
Pão de centeio

Veja abaixo as informações nutricionais de cada um dos tipos de pão citados, exceto o light:

Unidade 50 gramas Calorias Proteínas (g) Carboidratos (mg) Gorduras (g) Fibras (g)
Pão branco 140 4,73 25,33 1,98 1,15
Pão integral 128 5 23,2 1 3,45
Pão de linhaça 111 9 15 1,6 4,9
Pão de milho 146 4,15 26,2 1,5 2,15
Pão de aveia 130 4 24 2 2
Pão sírio 139 6 33 1 1
Pão de centeio 130 4 24 1 1

E os grãos? Por que alguns tipos de pão possuem 7, 9 ou 12 grãos?

Esses pães possuem em sua composição variados grãos, que trazem mais fibras e nutrientes benéficos ao nosso organismo. Porém, geralmente, são mais calóricos, então devemos prestar bastante atenção nesse aspecto antes de decidirmos incorporá-los à nossa dieta definitiva. Quanto maior a quantidade de grãos, maior será a quantidade de fibras absorvidas pelo nosso organismo. São divididos, principalmente, da seguinte forma:

  • Sete grãos: Normalmente são feitos à base de centeio, aveia, semente de girassol, farelo de trigo, gergelim, milho e cevada (não, ela não é usada somente na cerveja). Além da grande quantidade de fibras, possui gorduras saudáveis, excelentes para nossa saúde.
  • Nove grãos: Possui os mesmos grãos anteriores, acrescidos de linhaça e quinua, que contém, além das fibras, proteína vegetal de altíssima qualidade (comparada com carne e ovos) e, gordura saudável.
  • Doze grãos: Além dos grãos citados nos pães de 7 e 9 grãos, possui triticale (cereal derivado do trigo e do centeio), que contém nutrientes responsáveis pela saúde de pele, unhas e cabelos; grãos de amaranto (rico em zinco, cálcio e fósforo) e linhaça dourada (que contém maior concentração de gorduras boas ômega 3 e 6.
A Pullman traz pães de 7, 9 e 12 grãos em sua linha
A Pullman traz pães de 7, 9 e 12 grãos em sua linha

Agora que você está mais familiarizado com alguns dos tipos de pão existentes, pode pensar melhor a sua dieta e os horários para cada refeição. E não esqueçam de convidar a gente para aquele cafezinho com pão quentinho, hein? 🙂

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Escrito por Rodrigo Rebelo

Carioca, marido, pai, boleiro e, sempre que possível, presente nos tatames de jiu-jitsu. Além de marketar há alguns anos, também lavo, passo, mas não cozinho - prefiro evitar que a cozinha exploda. Apaixonado e dedicado em sempre arrancar um sorriso daqueles que amo.