E aí, pode acreditar em coelhinho da Páscoa?

A psicóloga Mônica Raoulf El Bayeh fala sobre o imaginário infantil em datas especiais

Lembrança de infância tem cheiro. Gosto. Emoção. Cores e detalhes que ficam tatuados na alma para sempre. Você lembra da sua infância? Sente uma alegria subindo quentinha,
aquecendo o coração?

Risos, afetos, brincadeiras, frases sempre repetidas, rituais familiares sagrados. Quem não tem os seus? São o nosso recheio. Reforço para horas difíceis.

Para quem acordou surpreso com patinhas de farinha de um coelho apressado, a Páscoa será sempre uma data especial. E correr casas e quintais eufóricos à procura de ovinhos escondidos, empenhado em achar antes dos outros e conseguir mais?

Uma delícia de momento. Para guardar para sempre. Para reproduzir depois com os filhos.

Contar histórias sobre o coelhinho da Páscoa é alimentar o imaginário infantil. Permitir que as crianças mergulhem num mundo mágico.

Os olhinhos deles brilham. Os nossos brilham junto. Construir memórias é estreitar laços afetivos. Crianças pequenas adoram. As maiores já sabem que o coelho é fajuto. Mas gostam da brincadeira. É festa.

A criança é lúdica por natureza. Brincar e fazer de conta faz parte da sua essência. A fantasia é importante para desenvolver a criatividade, a imaginação, a inteligência e a linguagem.

O filho mais velho descobriu? Converse com os mais velhos. Faça aliança com eles. Diga que é um segredo só de vocês agora. Ele vai gostar dessa cumplicidade.

E se ele se sentir traído quando descobrir a verdade? Não se culpe. Não se assuste. Isso passa.
Mostre que mal não fez. Lembre das alegrias que vocês passaram juntos. Sonhos, seres imaginários fazem parte da nossa forma de voar um pouco.

Se divertir tirando os pés do chão. Nem só de realidade se vive. Não é mesmo? Quando não acreditarem mais, tudo bem. Não desminta a descoberta da verdade. Enquanto estiverem imersos em sonhos, deixe, incentive. Que seja eterno enquanto dure.

Mônica Raoulf El Bayeh é a nova colunista do Apartamento103. Estamos muito felizes em tê-la conosco, compartilhando sua visão única e especial sobre o mundo. 

Comentários

Comentários

Psicóloga clínica com graduação em licenciatura UERJ/84. Professora das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Atendimento clínico a adultos, crianças, adolescentes, casais e famílias. Autora de 8 livros. Escritora do blog de poesias "Toda Prosa", colunista do blog "Um dedo de prosa", do Jornal Extra e membro da Academia Poética Brasileira.