Santiago, Chile: definindo o roteiro de viagem – Parte 1

Chegou a hora de falar do nosso roteiro de viagem e das opções que queremos aproveitar no Chile.

Como já falamos aqui, na próxima semana iremos para Santiago, capital do Chile, e estamos muito ansiosos com a viagem. Já falamos sobre o nosso planejamento para concretizar a empreitada e também sobre os documentos necessários, dicas sobre telefonia e moeda local. Agora, com a data cada vez mais próxima, é hora de falarmos sobre o roteiro da viagem.

É claro que roteiros de viagem vão de acordo com o perfil de cada pessoa. Mais aventureiro, comprador, pessoas que querem conhecer pontos turísticos, alguém que esteja em busca de algo muito específico… Enfim, as opções são infinitas e devem ser levadas em consideração na hora de elaborar o roteiro da viagem. Além, é claro, de levar em conta o local onde ficará hospedado, o que fará total na diferença no deslocamento e planejamento de gastos.

Nós ficaremos no bairro de Providencia. Na verdade não é um bairro propriamente dito, e sim uma região que contém vários outros bairros (mais de 10). E isso, por si só, já dá uma dimensão da grande variedade de opções que teremos pela frente. Começando de cara pelo lado nerd consumista, temos a Holy Geek, uma loja de colecionáveis e produtos geek em geral. Ela fica na própria comuna de Providencia, perto da estação Los Leones do metrô. Pelo que vimos no site, a loja parece ser muito interessante e com várias opções de colecionáveis – incluindo os Funkos que tanto amamos \o/

Providencia: um achado!

Outra coisa que sempre temos em mente quando vamos viajar, é ter a chance de conhecer algum estádio de futebol. Aqui no blog nós iniciamos o Tour dos Estádios, e no Chile não deixaríamos essa oportunidade passar. Os chilenos amam o futebol tanto quanto os brasileiros e não faltam opções de estádios para serem visitados. Inicialmente pensamos apenas no Estádio Nacional do Chile, que fica na Avenida Grécia, 2001, na comuna de Ñuñoa. É bem próximo de onde estaremos hospedados, a uma distância de 4,5km, e a estação de metrô mais próxima é a de Ñuble.

Apesar de toda a história que o estádio guarda – é a casa da seleção chilena e da Universidad do Chile, além de ter sediado a final da Copa de 1962, quando o Brasil tornou-se bicampeão mundial – não há nenhum museu, visita guidada, tour ou algo do gênero. Ainda assim, ir ao Chile e não pisar nesse templo histórico seria uma heresia e isso é algo que, certamente, não faremos.

Outro estádio que está nos nossos planos é o Estádio Monumental David Arellano. Ele tem capacidade para 47 mil pessoas e foi projetado, inicialmente, para ser um dos estádios da Copa do Mundo de 1962, porém, devido a um terremoto em 1960 que afetou a construção, optou-se por utilizar estádios que já estavam concluídos. Sua obra foi finalizada apenas em 1974 e a inauguração aconteceu em 1975, mas o Colo-Colo, um dos times mais tradicionais do país e dono do estádio, decidiu abandoná-lo devido às suas condições precárias e falta de estrutura. Somente em 1989, após uma grande reestruturação, o estádio foi reinaugurado e, desde então, o Cacique manda seus jogos lá. O nome é uma homenagem a David Arellano, fundador do time, primeiro capitão e ídolo do Colo-Colo.

Esse vai para o Tour dos Estádios!

Aqui, sim, há opções de visitação: a visita apenas ao museu do clube, que fica no Setor Oceano da arquibancada e dá uma ampla visão do estádio, e o “Paseo Monumental“, que é um tour muito mais completo, guiado, e que dá acesso a todo o estádio, passando por locais emblemáticos e históricos, vestiário, museu, e, claro, o acesso ao míticos gramado. É claro que esses passeios estão atrelados ao calendário do time e em dias de jogos nem todas as opções estão disponíveis, mas, pesquisando o calendário do campeonato chileno, vi que no fim de semana que estaremos lá o Colo-Colo jogará fora de casa, contra o Antofagasta. Importante ressaltar que a torcida do time não é das mais receptivas com torcedores de outras equipes, portanto é bom evitar camisas de times brasileiros até mesmo nos arredores do estádio. Minha camisa do Botafogo ficará guardadinha em casa.

O estádio fica na Av. Marathon, 5300, na comuna de Macul, a apenas 6km do Estádio Nacional. Ou seja, nossa hospedagem está no meio do caminho para os dois templos do futebol e poderemos fazer tudo em um único dia, de forma bem prática. A estação de metrô mais próxima é a Pedrero, que faz parte da linha vermelha.

Mas nem só de de vida diurna vive esse casal, não é mesmo? E uma das opções para a noite que mais nos chamou atenção é um bar com o sugestivo nome de Insert Coin. Exatamente, ele tem a temática toda voltada para o mundo dos games! Além de máquina de pinball e fliperama antigos, eles também dispõem de uma extensa lista de jogos de videogame que vão desde Super Nintendo até Xbox One e PlayStation 4! Uma coisa interessante também são os drinks inspirados em personagens clássicos! O bar tem dois endereços, sendo que um deles fica bem próximo da nossa hospedagem e a estação de metrô mais próxima é a Manuel Montt.

Também em Providencia localiza-se o Costanera Center, um shopping com mais de 300 lojas e uma infinidade de opções. Uma delas é o Sky Costanera, o mirante mais alto da América Latina! São 300 metros de altura com uma visão 360° de Santiago. A experiência de observar a cidade dessa maneira deve ser fantástica e queremos muito conhecer o lugar. A Sky Costanera funciona todos os dias, das 10h às 22h, sendo que a última subida do elevador é às 21h. Além disso, o shopping oferece dispõe de restaurante, lanchonetes e cafeterias. Para quem estiver indo de metrô, o ideal é descer na estação Tobalaba.

Outra opção que oferece vista panorâmica da cidade, é o restaurante Giratorio. E como o nome já diz, ele… gira de verdade! Ele é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade e oferece uma experiência diferente. Localizado no alto de um antigo prédio de Santiago, ele tem formato circular e, por isso, não há mesas com localizações mais privilegiadas. Todas terão a oportunidade de desfrutar das belas visões e paisagens da cidade. O restaurante serve entradas, frutos do mar, carnes, massas e sobremesas e fica localizado em frente ao metrô Los Leones.

Essas são algumas das opções que mais estamos ansiosos para conhecer, mas é claro que outras surgiram quando chegarmos na cidade. Nossos anfitriões no AirBnB certamente serão importantes nesse sentido, pois vamos pedir dicas que fujam do lugar comum e que sejam interessantes de conhecer. E vocês vão poder acompanhar tudo através das nossas redes. Então fiquem de olho e preparem-se para viajar com a gente!

Comentários

Comentários

Escrito por Rodrigo Rebelo

Carioca, marido, pai, boleiro e, sempre que possível, presente nos tatames de jiu-jitsu. Além de marketar há alguns anos, também lavo, passo, mas não cozinho - prefiro evitar que a cozinha exploda. Apaixonado e dedicado em sempre arrancar um sorriso daqueles que amo.