Receita: como fazer massa de macarrão

A receita leva apenas três ingredientes, é muito simples e fica uma delícia!

Se você gosta de cozinhar, já deve ter se perguntado como fazer massa de macarrão caseira.

Macarrão caseiro é uma tradição na minha família e eu cresci com essa delicia. Quem prova uma receita de macarrão fresquinho, com a massa feita em casa, não esquece. A massa fica suculenta, no ponto certo e depois de testar pela primeira vez, eu duvido que você volte a comprar macarrão pronto no mercado.

Em tempos de popularização de programas de culinária como MasterChef e afins, os ânimos para botar a mão – literalmente – na massa na cozinha aumentam, mas muitos esbarram em detalhes técnicos e acabam desencorajados de testar algumas receitas.

A melhor parte dessa receita é que ela leva apenas três ingredientes: ovos, farinha de trigo e sal, e fica pronta muito rápido!

A coisa toda é muito simples, você só precisa ficar atento a proporção: 1 ovo para cada 100 gramas de farinha, o sal é a gosto.

Calculando a quantidade

Para cada pessoa que for comer, você acrescenta 1 ovo e 100 gramas de farinha de trigo. Exemplo: se a refeição final for servida para 4 pessoas, a receita vai levar 4 ovos e 400 gramas de farinha de trigo.

Importante: os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Se os ovos e/ou a farinha estiverem gelados, a massa vai ficar dura.

Modo de fazer

Coloque a farinha de trigo em um vasilhame grande e abra um buraco no meio com os dedos. Coloque os ovos neste espaço e mexa devagar, incorporando levemente com a farinha que está em volta. Coloque sal a gosto.

Se você já tiver habilidade com massas, esqueça o vasilhame e faça direto em uma mesa ou bancada

Mexa com as mãos mesmo, não precisa de batedeira e nem de utensílios. A massa vai desgrudar da sua mão quando estiver no ponto.

Atenção: você só precisará de água nessa massa se os ovos utilizados forem muito pequenos, caso contrario, não utilize água, ok?

Retire a massa do vasilhame e leve para uma bancada untada com farinha de trigo. Trabalhe bem a massa e deixe descansar por vinte minutos.

Abra a massa com um rolo de macarrão e deixe com a espessura a seu gosto. Se você não tiver uma maquina de cortar macarrão, não se preocupe! Tenho duas técnicas para ensinar: faca e tesoura.

Cortando o macarrão sem máquina 

Certifique-se a massa está bem aberta, na espessura que você deseja e untada com bastante farinha. Se não estiver untada ela vai grudar e não vai soltar na hora do cozimento, ok?

Enrole a massa como se fosse um rocambole e faça cortes de aproximadamente 5 milímetros.

Você pode cortar com a faca:

Não se preocupe: a farinha utilizada para untar não vai deixar a massa do macarrão ficar dura, só vai evitar que ela grude

Ou com a tesoura:

 

Cozimento

Coloque três litros de água para ferver e apenas um punhado de sal. Quando a água estiver borbulhando, coloque o macarrão. O cozimento da massa de macarrão caseiro é de 2 a 4 minutos, vai depender apenas do ponto que você gosta de comer o macarrão.

Atenção: não coloque óleo ou azeite na água, isso não vai deixar o macarrão soltinho, é apenas um mito.

Por último, retire da água e acrescente o molho de sua preferência e sirva-se a vontade!

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥