Como escolher seu tênis de corrida?

O mercado está recheado de opções, mas como escolher seu tênis de corrida? É muito simples e a gente está aqui para te ajudar.

Há algum tempo decidi voltar a correr. Vinha praticado o esporte com regularidade,  mas acabei deixando de lado pelas tarefas do dia a dia. Como comecei a treinar muay thai, achei que era uma boa hora para retomar também as atividades ao ar livre.

tênis de corrida adidas energy boost pretoTenho alguns problemas de joelho, então resolvi pesquisar com muita calma para evitar que esse incômodo fosse agravado. Depois de muito ler, me informar e fazer alguns testes, optei pelo Energy BOOST, da adidas, que se adequou perfeitamente às minhas necessidades. É um tênis confortável e rígido na medida certa e deu plena firmeza aos meus pés durante as corridas. E o mais importante: é adequado ao meu tipo de pisada.

Opa! Espera aí… mas o que é “tipo de pisada”?

Essa é uma das primeiras coisas que você deve se preocupar antes de iniciar esse tipo de atividade. Cada pessoa pisa no chão de uma forma específica e a isso se dá o nome de “tipo de pisada”. Veja abaixo as características e como escolher seu tênis de corrida de acordo com cada tipo de pisada.

Na pisada pronada, a passada tem início na parte externa do calcanhar e segue com o deslocamento excessivo para a parte interna do pé, onde o apoio é feito no dedão, para pegar impulso

No caso da pisada neutra, o pé toca o solo com a parte externa do calcanhar, tem um leve deslocamento para dentro e se mantém em linha reta.

E na pisada supinada, o contato com o chão é feito a partir do lado externo do calcanhar. O pé se apoia na parte de fora durante toda a passada e termina ganhando impulso no dedo mínimo.

tênis de corrida tipos de pisada

Recentemente o Rodrigo precisou fazer esse teste, pois queria me acompanhar nas corridas e foi até uma loja de calçados esportivos em busca de orientação. Lá mesmo o teste foi feito e ele pôde comprar o tênis desejado. Mas essa não é a única forma de descobrir o seu tipo de pisada. Além das lojas especializadas, você também pode fazer em casa. Separe uma folha de papel, de preferência branco (mas também pode ser aquele jornal que vai pro lixo), molhe o pé em uma bacia de água e pise na folha, como se estivesse andando na rua. Primeiro o calcanhar e depois a ponta do pé. Feito isso, faça um risco em volta das marcas deixadas no papel e compare com os desenhos abaixo:

tênis de corrida teste de tipos de pisada

Uma opção interessante para quem mora em São Paulo, é a adidas RunBase, inaugurada esse ano. É um espaço de relacionamento que apresenta programação contínua de atividades para o universo dos corredores, como treinos, palestras e experimentação de produtos. A adidas RunBase ainda oferece empréstimo de tênis para treinos, teste de pisada para os frequentadores e informações valiosas de como escolher o tênis de corrida mais indicado.

tênis de corrida adidas runbase

É importante também saber exatamente o que você está buscando na corrida. Se você é um iniciante no assunto, escolha um tênis com um grande poder de amortecimento, pois seus tornozelos e joelhos ainda não estão acostumados com os impactos que irão receber e você ainda não tem as “manhas” de como forçar ou dosar mais a sua intensidade. Se você já tem certo nível de experiência, o ideal é que tenha dois pares: um mais estruturado, como no exemplo anterior, e outro mais leve, para treinos de velocidade.

Os tênis de corrida são divididos nas seguintes categorias:

  • Amortecimento (Cushion): Normalmente são tênis de sola mais macia, maior amortecimento e menor suporte. Possuem solados curvos ou semi-curvos e estimulam o movimento do pé. São indicados para pessoas que não tenham um alto grau de pronação.
  • Controle de movimento (Motion-Control): São mais rígidos e indicados para pessoas com pronação excessiva ou que utilizem palmilhas especiais que necessitam de solado firme e bastante espaço no calcanhar. Costumam ser mais pesados e duráveis e possuem solado plano, que oferece mais estabilidade e suporte.
  • Estabilidade (Stability): Indicados para pessoas de peso médio e sem alto grau de pronação. Os modelos dessa categoria tem solado semi-curvo e oferecem uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade.
  • Performance (Performance ou Lightweight): Tênis de solado curvo ou semi-curvo e utilizado em treinos e competições de ritmo rápido. Indicado para corredores velozes e eficientes e pessoas que buscam maior amortecimento e suporte durante as corridas.

Outros detalhes importantes devem ser observados e irão lhe ajudar a como escolher o tênis de corrida:

  • O calcanhar não deve ficar “sambando” dentro do tênis. Importante que ele esteja bem encaixado no seu pé.
  • É importante que seus dedos não fiquem apertados, pois isso pode acarretar em sérios problemas de saúde. O bico do tênis deve ser espaçoso.
  • Normalmente nossos pés incham durante a corrida, então experimente o tênis com muita calma e opte por um modelo confortável e com bom espaço interno.

Um dos motivos que mais tem me motivado nessa volta às corridas, é a BOOST Endless Run, prova organizada pela adidas no segundo semestre. Ela traz uma proposta diferente das tradicionais corridas de rua: cada corredor percorrerá três distâncias diferentes: 10k + 5k + 1k. Nos intervalos de cada percurso haverá recuperação física em um espaço exclusivo adidas, com acompanhamento técnico e foco estratégico para cada etapa.

tênis de corrida adidas_boost_endless_run-650x291

A última etapa, a BOOST 1k, será composta apenas por 150 participantes (100 homens e 50 mulheres) que tiverem apresentado os menores tempos líquidos acumulados nas duas primeiras etapas.

As inscrições podem ser feitas no site da prova e custam R$ 150,00. O participante terá direito ao Kit Corredor, que contém uma camiseta adidas e gymbag (pré-prova) e camiseta finisher e medalha (pós-prova). A etapa de São Paulo ocorre no dia 14 de setembro e a do Rio de Janeiro, 19 de outubro.

Não será fácil e precisarei intensificar os treinos nas próximas semanas, mas meu objetivo é, pelo menos, correr as duas primeiras etapas com o melhor desempenho possível. Dessa forma, com seriedade e preparação adequadas, tenho certeza de que posso fazer uma boa prova. 🙂

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Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥