Como escolher e limpar a tábua de carne

O mercado está repleto de opções de tábua de carne, mas qual a mais indicada para utilizarmos no dia a dia? Vamos avaliar caso a caso e você poderá investir nesse utensílio com maior segurança para a saúde da sua família.

Mas, para começo de conversa, vamos entender uma coisa: a tábua não serve apenas para cortar carne. Apesar desse ser o nome popular, o mais correto seria chamá-la somente de tábua de corte, já que é possível utilizá-la para cortar uma infinidade de alimentos, não somente a carne que o nome mais conhecido sugere.

Não é bombril, mas é 1001 utilidades
Não é bombril, mas é 1001 utilidades

É muito importante que estejamos atentos a alguns detalhes na hora de escolher o produto. Por mais inofensivo que possa parecer, ela oferece alguns riscos à nossa saúde, tanto que recentemente a Anvisa proibiu o uso de utensílios de madeira (tábuas de carne e colheres de pau) pelos restaurantes no Brasil. Segundo o órgão, a marca de corte que inevitavelmente é feita na tábua quando a carne é cortada, faz com que haja um acúmulo de bactérias no local com o passar do tempo.

Entretanto, as informações acerca desse tema são um tanto controversas.

Segundo o especialista Carl Winter, seja tábua de madeira ou de plástico, o importante é que ela seja devidamente higienizada após o seu uso: “O principal é limpar a tábua corretamente após cada uso“.

Plástico? Mas, afinal, quais são os tipos de tábua de carne existentes no mercado?

As tábuas de carne existentes no mercado são, em sua maioria, de três materiais: madeira, plástico e vidro. Vamos ver abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma delas:

  • Tábua de madeira: A mais tradicional de todas. Aquela que a gente cansou de ver as nossas mães e avós usarem durante toda a vida e ninguém nunca morreu ou passou mal por isso (não que a gente saiba). Mas claro que estamos falando de outros tempos e, apesar das informações divergentes, não custa nada tomar alguns cuidados e aposentá-la, não é mesmo? Mas se você é daquelas pessoas que não trocam a tábua de madeira por nada nesse mundo, limpe-a com bastante cuidado após utilizá-la. A água quente é uma boa pedida, além, claro, de esfregar bastante com esponja (saiba como limpar a esponja aqui) e detergente da sua preferência. Algumas pessoas utilizam limão ou vinagre para matar as bactérias, além de passar óleo de cozinha para proteger a madeira.
Apenas que: queremos
Apenas que: queremos
  • Tábua de plástico: A tábua de plástico é muito mais leve e prática que a tábua de madeira, porém não absorve a água na hora da lavagem, então ela fica molhada por mais tempo, o que significa que possíveis bactérias terão mais tempo para se proliferar na superfície. Outra desvantagem é ela ser facilmente danificada na medida que cortamos os alimentos e passamos a faca por ela. Para limpá-la, é recomendável deixá-la de molho em uma solução com 1 litro de água e uma colher de água sanitária. Após o enxague, passe vinagre para retirar os resíduos da água sanitária.
Muitos preferem as plástico como decoração
Muitos preferem as plástico como decoração
  • Tábua de vidro: A preferida de muitas pessoas (e a que utilizamos aqui em casa) é também considerada a mais fácil de higienizar, pois apenas com água e sabão conseguimos retirar todos os restos de alimentos e deixá-la pronta para o uso novamente. Por ser de vidro, não há o risco de haver ranhuras decorrentes do corte dos alimentos e os inevitáveis arranhões não comprometem a sua qualidade. São muito resistentes, porém, em alguns casos, pode acelerar a perda do fio de corte das facas.
Assim a gente não tem desculpa pra errar
Assim a gente não tem desculpa pra errar

Outra dica importante é não misturar os alimentos na mesma tábua de corte. Se você estiver cortando uma carne crua sobre a tábua, não corte legumes ou verduras na sequência, pois os alimentos crus (no caso, a carne) podem contaminar os demais alimentos. O ideal é ter uma tábua para cada tipo de alimento.

Que tal essa linha específica para cada produto?
Que tal essa linha específica para cada produto?

E você, qual tipo de tábua de carne corte prefere utilizar?

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥