Como cozinhar arroz em um minuto e economizar o gás

É muito simples e o arroz fica soltinho de verdade

Parece mentira mas não é. Dá, sim, para fazer arroz em um minuto!

Quando me deparei com essa técnica, tive minhas duvidas e foi bem difícil de acreditar, mas decidi colocar em prática, afinal, o que eu ia perder? Resultado: estou há uma semana fazendo o arroz dessa maneira e me perguntando por que raios essa receita ainda não ganhou o mundo. É muito simples e o arroz fica soltinho de verdade.

Encontrei a receita de como fazer arroz em um minuto no canal da maravilhosa Dona Rúbia:

Para essa receita de arroz em um minuto, a Dona Rúbia utilizou:

  • 4 copos de arroz
  • 5 copos de água (em temperatura ambiente)
  • tempero de sua preferência

Modo de preparo:

Em fogo médio, refogue os temperos de sua preferência em uma panela de pressão e acrescente o arroz. Mexa por uns dois minutos para o arroz fritar um pouquinho. Em seguida, acrescente a água em temperatura ambiente, adicione sal a gosto e feche a panela. Assim que começar a ouvir o barulho da pressão, conte 1 minuto e 10 segundos e pode desligar o fogo. Importante: não tente acelerar o processo da saída de pressão da panela. Aguarde poucos minutos que a pressão sairá sozinha.

Atenção: no método convencional de preparo, a água utilizada é fervente, senão o arroz fica empapado. Nesta receita, a água é colocada em temperatura ambiente. 

Aqui em casa, como somos em 3, faço a receita reduzida: 2 xícaras de arroz e 3 de água. É impressionante como ele fica soltinho, no ponto certo e não gruda na panela. Sucesso absoluto e uma economia de gás absurda. Recomendadíssimo!

Importante: para quem tem medo de panela de pressão, o Rodrigo ensinou a preparar arroz de forma convencional (clique aqui para ler). Não fica pronto em um minuto, mas vale a pena também!

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥