Blocos infantis de carnaval no Rio de Janeiro

Os blocos de carnaval talvez sejam a manifestação mais popular e democrática dessa época do ano. Neles, pouco importa se você é rico, pobre, branco, preto, amarelo ou roxo com bolinhas laranja. O que vale é se divertir. Mas e para o pessoal casado, com filhos pequenos, como fica? Existem opções de blocos infantis de carnaval? Existem sim e nós vamos falar de alguns dos principais que circularão pelas ruas do Rio de Janeiro a partir do sábado de carnaval.

Carnaval se aprende desde cedo
Carnaval se aprende desde cedo

Banda do Lidinho

O Lido é um dos trechos mais tradicionais de Copacabana e a Banda do Lido é um dos muitos blocos que saem no bairro durante o carnaval. E, como o próprio nome sugere, a Banda do Lidinho, é a versão mirim do bloco. Ele acontece no esquema concentra-mas-não-sai, na Praça do Lido, e está programado para às 15h do domingo, dia 15 de fevereiro, com uma estimativa de público de 800 pessoas

Bandinha de Ipanema

Um dos blocos mais antigos e democráticos do carnaval carioca é a Banda de Ipanema. E desde o seu início, a Banda sempre teve uma grande presença de crianças no meio dos jovens e dos adultos, o que acontece até hoje. Então, nada mais justo do que criar uma versão exclusiva para os pimpolhos. A concentração e o desfile acontecem na Praça General Osório, exclusivamente no interior gradeado da praça. Os deslocamentos serão internos e a expectativa de público é grande, 5 mil pessoas, mas todas em um ambiente descontraído e sem tumulto.

Adultos e crianças são presença garantida na Banda de Ipanema
Adultos e crianças são presença garantida na Banda de Ipanema

Fanfinha

Entre os blocos infantis de carnaval, esse é mais um que é uma versão mirim de um bloco conhecido. O “pai” é o Fanfarani, bloco de Botafogo cujo nome é inspirado em uma das ruas do bairro, a tradicional Farani. O Fanfinha é mais um bloco que não se movimenta, mas que esbanja alegria. Está programado para às 10h do dia 15 de fevereiro, na Praça Chaim Weizmann.

Gigantes da Lira

O Gigantes é o mais antigo dos blocos infantis de carnaval do Rio. Fundado em 1999, sempre reuniu muitas crianças e adultos, em um dos melhores climas para quem quer curtir o carnaval com a família. É diversão e animação garantidas. O desfile do bloco aconteceu no pré-carnaval, no último dia 8 de fevereiro, porém ainda acontecerão dois bailes abertos ao público: um no Shopping Downtown, no dia 14 de fevereiro (sábado), às 18h e o outro no Shopping Via Parque, no dia 15 de fevereiro (domingo), às 14h. Ambos na Barra da Tijuca.

Bloco Infantil Sementes do Samba

Esse é o primeiro ano do Sementes do Samba e quem conhece o carnaval de rua do Rio de Janeiro sabe que essa é uma oportunidade excelente de conhecer bons blocos, já que o burburinho em torno dos estreantes não é tão grande. É um bloco que sai do eixo pop do Centro e Zona Sul, já que desfila em Vila Isabel. O percurso é iniciado na Av. 28 de Setembro, passa pela Visconde de Abaeté e termina na Praça Barão de Drummond. A expectativa é de 500 pessoas e o bloco sairá às 16h do sábado, 14 de fevereiro.

Largo do Machadinho, Mas Não Largo do Copinho

O bloco que deu origem a esse, Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo, já deveria ganhar um prêmio por ter o nome mais bacana de todos os tempos. E a sua versão infantil não fica atrás! Tendo Ziraldo como padrinho – e como autor pelo desenho do estandarte – o bloco, que sairá no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, terá concurso de fantasias e distribuição de kits com confete, serpentina e brinquedos. O público previso é de mil pessoas e a previsão de início é às 10h.

Rio 19/02/12. Bloco na Praça 15 . Foto jadson Marques
Até o Amigão da Vizinhança gosta do carnaval! (foto: Jadson Marques)

Outro bloco que costuma atrair um grande número de pais com seus filhos e os amiguinhos dos seus filhos, é o Cordão do Boitatá. Considerado um dos mais antigos e tradicionais blocos de carnaval do Rio de Janeiro, o Boitatá sempre reúne um enorme número de pessoas fantasiadas e brincando, o que, claro, agrada a criançada. Ele está marcado para às 9h do dia 15 de fevereiro (domingo), na Praça XV, no Centro.

É sempre importante lembrar alguns cuidados básicos nessas situações. Dê bastante água para as crianças, porque o calor no Rio está muito forte e escolha sempre roupas e fantasias leves. Um bonezinho ou chapéu também são uma boa pedida e, claro, não esqueça do protetor solar. Agora é só aproveitar o carnaval, porque, afinal, é hoje o dia, da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar

Comentários

Comentários

Escrito por Rodrigo Rebelo

Carioca, marido, pai, boleiro e, sempre que possível, presente nos tatames de jiu-jitsu. Além de marketar há alguns anos, também lavo, passo, mas não cozinho - prefiro evitar que a cozinha exploda. Apaixonado e dedicado em sempre arrancar um sorriso daqueles que amo.