Aprenda a aplicar o Feng Shui na sala de estar


Nós já falamos aqui sobre o que é Feng Shui e como aplicá-lo no quarto e a resposta que tivemos foi muito positiva. Esses textos são dois dos mais lidos do Apartamento103, então agora chegou a hora de vocês aprenderem como aplicar Feng Shui na sala.

Falar da sala é um pouco complicado, pois devemos dividi-la em dois cômodos diferentes: sala de estar e sala de jantar. O problema é que essa divisão é cada vez mais difícil nos imóveis modernos, já que os espaços estão cada vez menores (e mais caros!) e diferentes da visão original de como podemos aplicar o Feng Shui na sala. Vamos, então, dividir esse post em duas partes.

Sala de estar

A sala de estar normalmente é o cômodo mais “público” da nossa casa. É lá que recebemos visitas, atendemos nossos vizinhos ou sentamos para conversar com nossos amigos e familiares. Exatamente por esse motivo, é uma área que sempre tem uma grande concentração de energia e, por isso, precisamos estar atentos a deixá-la o mais harmoniosa possível.

Sofá em U, cortes fortes e mesa baixa
Sofá em U, cortes fortes e mesa baixa

O ponto inicial é a cor. A sala de estar deve ter sempre cores quentes, como amarelo, laranja, salmão ou vermelho, pois como é um ambiente de convívio, essas cores serão responsáveis por aumentar a conversa e interação das pessoas presentes. Outro ponto importantíssimo, é o estofado (sofás e poltronas). Ele deve seguir a tendência de cores quentes e nunca deve estar posicionado de costas para as pessoas que chegam no ambiente. De preferência, posicione-os formando um “U”, para que o visitante sinta-se acolhido e bem vindo. Caso isso não seja possível, coloque aparadores na parte traseira do sofá, com objetos ou plantas.

Se você é uma pessoa que gosta de artes, cultura pop ou qualquer outra coisa que possa ser representada em quadros ou pôsteres, muito cuidado. As imagens não devem nunca retratar tragédias ou qualquer outro lugar triste, melancólico ou até mesmo sádico. Portanto esqueça aquele pôster de O Exorcista ou qualquer outro filme de terror. Segundo o Feng Shui, devemos decorar a nossa sala de estar com imagens que simbolizem locais ou situações prósperas e bonitas que pretendamos vivenciar em breve – ou que já o tenhamos feito. Armas de fogo, facas, espadas, arco e flecha e quaisquer outros tipos de armas estão fora de cogitação, bem como animais empalhados ou embalsamados. Por outro lado, um aquário é uma ótima pedida (e o meu sonho!), já que é um objeto bonito e relaxante.

Móveis baixos, mobília posicionada corretamente, cores quentes e quadro estimulante
Móveis baixos, mobília posicionada corretamente, cores quentes e quadro estimulante

Cortinas são bem vindas, mas as tradicionais. Nada de persianas horizontais ou verticais, já que elas são indicadas para ambientes comerciais e a nossa casa é um lugar de relaxamento e paz de espírito. Deixe o trabalho no trabalho (é difícil, eu sei, mas lhe fará bem). Aqui estamos falando da aplicação do Feng Shui na sala, não no escritório. Isso será feito em outro momento.

Em relação à mobilha, tenha sempre em mente de que menos é mais. Faça de tudo para ter o menor número de móveis possível, para que a sua sala de estar tenha uma aparência mais ampla, por onde a energia possa circular livremente, e com muita luz natural. O rack para TV, DVD, videogame e outros objetos é quase indispensável nos dias de hoje, então não abuse dos objetos de decoração que estarão nele. Evite utilizar fotos de pessoas mortas em porta retratos e opte por uma mesa de centro baixa, para que, dessa forma, ela não encubra demais a passagem.

Sonho: ter um mega aquário na sala
Sonho: ter um mega aquário na sala

E, finalmente, evite ao máximo as quinas. Caso a sua sala tenha alguma e você não possa removê-la, uma ótima dica é a utilização de dispersores de cristal pendurados no teto ou vasos com plantas altas, ambos posicionados na frente dessa quina para neutralizar o efeito cortante da verticalidade da quina.

Com essas dicas você utilizará técnicas de Feng Shui na sala de estar e deixará o seu ambiente muito mais leve e agradável.

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥