9 maneiras de utilizar o vinagre para limpar a casa

Esqueça a salada: vinagre é bom mesmo para aquela faxina pesada

Você já deve ter ouvido algum conselho para utilizar o vinagre para limpar a casa, certo? Se você não levou a ideia a serio, não perca mais tempo: comece a aplicar hoje mesmo!

O vinagre tem alta concentração de ácido acético, por isso funciona como desinfetante e desengordurante. Os melhores para a limpeza são o branco (de álcool) e o de maçã. A minha sugestão é utilizar o vinagre de álcool 100% puro.

Separei algumas dicas para você utilizar esse poderoso aliado da limpeza.

1. Para limpar o vidro

Misture 2 colheres de sopa de vinagre em 2 litros de água morna. Borrife e seque com um pano.

2. Para limpar o carpete

Aplique uma mistura com a mesma quantidade de vinagre branco e água e borrife sobre o carpete.
Para remover manchas e sujeiras, coloque na mistura um pouco de bicarbonato. Borrife direto na mancha, deixe agir por dez minutos e escove novamente. Depois é só deixar secar.

Para remover manchas do carpete, misture uma colher de chá (5 ml) de vinagre, uma colher de chá (5 ml) de detergente líquido e uma xícara (235 ml) de água morna. Despeje a mistura em um frasco vazio de spray e depois borrife-a sobre a mancha para cobri-la completamente. Deixe a mistura penetrar no carpete por dois minutos e depois seque a área úmida usando uma esponja ou toalha.

3. Para acabar com o mofo

Remova odores desagradáveis do armário limpando-o com um pano embebido na mistura de 3 litros de água quente com 2 colheres de sopa de vinagre branco.

4. Para limpar o rejunte

Aplique vinagre puro com uma escovinha no rejunte do azulejo. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água.

5. Para limpar espelho

Dissolva 1 tampinha de vinagre em 4 de água quente e limpe essas superfícies.

6. Remova espuma de sabão de torneiras do banheiro e da cozinha

Faça uma mistura com 1/4 de sal e 3/4 de vinagre e, em seguida, umedeça um pano de chão com a solução. Use o pano para esfregar a espuma de sabão acumulada das torneiras do banheiro e da cozinha.

7Remova espuma de sabão das portas do chuveiro

Borrife vinagre não diluído nas portas do chuveiro e seque-as com um pano macio ou papel toalha.

6. Para limpar piso

Acrescente 1 xícara de chá de vinagre a um balde com água e lave o piso normalmente. Deixe secar. Não se preocupe com o cheiro, ele some rápido.

7Remova resíduos de sabão do interior da sua máquina de lavar

Coloque a máquina para funcionar em um ciclo sem roupas e adicione uma xícara (235 ml) de vinagre.

8Remova manchas no vaso sanitário

Borrife vinagre no interior do vaso sanitário e use uma escova própria para esfregar as manchas.

9. Remova as manchas das peças de roupa

Manchas difíceis como de ketchup, chocolate, vinho e geleia podem ser removidas com vinagre. Esfregue vinagre diretamente sobre a mancha com um pano macio e lave as suas roupas na máquina de lavar como de costume.

Dicas adicionais:

  • O vinagre é um repelente natural de gatos e quebra as proteínas na urina. Use-o para limpar uma área em que o gato urinou.
  • Por incrível que pareça, o vinagre é um excelente amaciante. Pode colocar na maquina de lavar junto com o sabão que as roupas ficarão muito mais macias e sem cheiro de “salada”, acredite!
  • Evite o crescimento de mofo no seu chuveiro borrifando a cortina e as paredes do chuveiro com vinagre destilado.
  • Evite uma invasão de formigas no interior da sua casa pulverizando vinagre ao longo de bancadas, peitoris, entradas e outras entradas que as formigas podem usar para acessar o interior da casa.
  • Para remover resíduos de cola de móveis e outros itens, borrife a área afetada com vinagre e retire-os depois de dez minutos.

Tem mais alguma dica de como utilizar o vinagre na limpeza? Conta pra gente 🙂

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥