5 dicas para proteger suas roupas na hora de lavar

Siga essas dicas e suas roupas vão durar muito mais, mesmo após muitas lavagens

Você sabe lavar roupas? Estou falando de lavar direitinho, separar por cores, ter cuidados especiais com botões, zíperes e tudo o mais.

Parece uma tarefa simples (e é), mas até alguns anos atrás eu fazia a coisa toda meio no modo automático, até que vira e mexe alguma saía manchada. Não era nada além de falta de atenção com as etiquetas e também com a separação das peças.

Hoje minha realidade é bem diferente, depois que comecei a aplicar cinco regrinhas básicas na hora de lavar roupas, tudo mudou. E é por isso que vou dividi-las com vocês.

1 – Não misture cores e nem tecidos

Separe as peças em quatro partes: brancas, claras, coloridas e pretas. Como a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia e água, procure lavar roupas, no máximo duas vezes por semana. Para equilibrar bem, você pode eleger dois dias para isso e eu sugiro sábado e quarta-feira.

Jamais misture peças brancas com coloridas como vermelho, por exemplo. As mais escuras tendem a soltar tinta a cada lavagem e você não vai querer que sua camiseta branquinha saia tingida da máquina, não é? (se você quiser, tudo bem, já sabe como fazer! hahahahaha)

Os tecidos também merecem atenção especial: separe os delicados, como cetim ou renda, de tecidos pesados, como jeans, na hora da lavagem é fundamental para a preservação das peças.

Procure sempre lavar as roupas por tipo de ‘famílias’ e cores semelhantes. Assim, não misture roupas felpudas (como tolhas) com roupas de uso pessoal.

2 – Vire as peças do avesso

Vire roupas estampadas do avesso para preservar melhor as cores e evitar aquela carinha de roupa velha.

3 – Atenção aos objetos de metal

Confira os bolsos e retire qualquer objeto metálico como moedas, grampos e prendedores de cabelo, pois eles podem danificar a máquina ou infiltrar-se e obstruir o filtro. Além disso, deve se ter cuidado com roupas que tenham peças de metal como fechos (feche sempre!), pedrinhas ou miçangas. Estas roupas devem ser lavadas dentro de um saco de pano.

4 – Peças delicadas

Peças de renda ou de seda precisam de um cuidado maior, mesmo que sua máquina tenha uma função especial para roupas delicadas, não arrisque lava-la lá. Prefira lavar a mão, com sabão de coco, de preferência. Afinal, não são tantas peças assim, não é mesmo?

5 – Etiquetas de orientação

Atenção aos símbolos e indicações nas etiquetas.

 

Comentários

Comentários

Escrito por Samanta Vicentini

Especialista em fazer a família feliz, cozinheira de mão cheia e viajante de fim de semana. Colecionava papel de carta e ainda chora com desenhos animados. Trocou SP pelo Rio por amor e fez até amizade com o verão. ♥